Acessibilidade

©Pedro Macedo - Framed Photos


Para um teatro acessível
No teatro tudo é possível: atores podem voar, plataformas elevam cenários com toneladas e pode até chover sobre as tábuas do palco. Equipas especializadas reúnem todos os esforços para recriar o mundo imaginado pelos artistas. Mas, sem si, nada disto faria sentido. No D. Maria II, priorizamos a diminuição das barreiras arquitetónicas e comunicacionais para que possa assistir aos nossos espetáculos e atividades com todo o conforto.

Sabia que:
— O acompanhante de uma pessoa com necessidades especiais também beneficia de um desconto no preço dos bilhetes, os quais podem ser adquiridos na Bilheteira Online ou nos pontos de venda da FNAC. 
— Encontram-se disponíveis dois lugares de estacionamento para pessoas com necessidades especiais.
— Nas salas Garrett e Estúdio, às quais é possível aceder por elevadores ou plataformas elevatórias, encontram-se disponíveis seis lugares para pessoas com mobilidade condicionada. 
— O Salão Nobre é parcialmente acessível a pessoas com mobilidade condicionada.
— As visitas guiadas contemplam um percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada. 
— Encontram-se disponíveis casas de banho para pessoas com mobilidade condicionada.
— Também disponibilizamos uma cadeira de rodas, mediante pedido na bilheteira do teatro. 


Espetáculos com interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Para além de traduzir o mundo dos sons a quem não pode ouvir, a Língua Gestual Portuguesa (LGP) constitui um património vivo que importa apoiar. De modo a contribuir para a aproximação do público surdo ao universo do teatro, oferecemos sessões com interpretação em LGP, em espetáculos selecionados.

Para garantir um melhor contacto visual com os intérpretes, aconselhamos a reserva prévia de lugares até 48h antes da sessão, através do e-mail relacoesexternas@teatro-dmaria.pt. 
 

Sessões descontraídas 
Uma sessão descontraída é uma sessão de teatro, dança ou música que decorre numa atmosfera mais descontraída e acolhedora e com mais tolerância no que diz respeito ao movimento e ao barulho na plateia. Destinam-se a todos os indivíduos e famílias que preferem ou beneficiam de um ambiente mais descontraído num espaço cultural, reduzindo os níveis de ansiedade e tornando a experiência mais agradável (por exemplo, pais com crianças pequenas, pessoas com défice de atenção, pessoas com deficiência intelectual, pessoas com condições do espectro autista, pessoas com deficiências sensoriais, sociais ou de comunicação). Poderá encontrar mais informações sobre sessões descontraídas em www.acessocultura.org

18 mar - Boca Aberta: Isto não é um sonho

uma iniciativa Acesso Cultura em parceria com o TNDM II, Maria Matos Teatro Municipal e São Luiz Teatro Municipal


Prémio Acesso Cultura 2014

O D. Maria II recebeu uma Menção Honrosa no âmbito do Prémio Acesso Cultura 2014, vendo, assim, reconhecido o trabalho desenvolvido nos últimos anos na promoção da melhoria da sua acessibilidade.


E ainda...

O D. Maria II destaca os seguintes projetos de iniciativa do British Council:
> um website do British Council para a promoção do trabalho dos artistas com deficiência em todo o mundo: Disability Arts International
> É um/a artista com deficiência ou uma companhia inclusiva? Crie o seu perfil, aqui, para promover o seu trabalho.