Ethica. Natura e origine della mente


Um palco imaculado.
___

O dramaturgo e encenador italiano Romeo Castellucci cria uma "ação teatral" de curta duração, a partir de A natureza ou a origem da mente, segundo dos cinco livros de Ética de Baruch Spinoza (1632-1677). Após serem convidados a entrar em cena, atravessando a silhueta de um corpo feminino esculpida numa grande parede branca, os espectadores descobrem um palco imaculado. Aí, uma jovem mulher incorpora a Luz. Um cão poliglota, que fala tanto as línguas dos gatos como as dos humanos, vagueia pelo espaço e incorpora a Câmara de Televisão. Começa então um diálogo entre cão-gato e mulher. Um diálogo que leva à emergência de uma terceira personagem: uma multidão de aparências que dá voz ao Espírito.
 

[BoCA - Biennial of Contemporary Arts]
A primeira edição da bienal de artes contemporâneas BoCA arranca no D. Maria II e decorrerá, simultaneamente, em vários espaços de Lisboa e do Porto, entre 17 de março e 30 de abril, com extensões posteriores a outras cidades do país. A bienal inicia um conceito colaborativo inédito entre instituições culturais e artistas, cruzando públicos diversos e fomentando o pensamento sobre o contexto socio-cultural do presente e do futuro.

Espetáculo integrado na BoCA - Biennial of Contemporary Arts

conceito e encenação Romeo Castellucci 
texto Claudia Castellucci 
com Sílvia Costa, Ana Jezabel, Ângela Quintela, Diletta Bindu, Valentina Parravicini, Sara dal Corso, Ana Monteiro e um cão Voz Bernardo Bruno 
som Scott Gibbons 
escultura Istvan Zimmermann & Giovanna Amoroso 
direção técnica Filippo Mancini 
técnico de som Matteo Braglia 
direção de promoção Benedetta Briglia 
organização e promoção Valentina Bertolino, Gilda Biasini 
administração Michela Medri, Elisa Bruno, Simona Barducci, Massimiliano Coli 
produção Socìetas Co-produção T2G-Théâtre de Gennevilliers – Centre Dramatique National de Création Contemporaine Criado em Veneza para La Biennale College-Teatro, em agosto de 2013. 
uma co-produção com o Théâtre de la Ville e o Festival d’Automne de Paris, em colaboração com La Biennale, Veneza. 
apoios à apresentação Instituto Italiano de Cultura, BoCA
A classificar pela CCE
 
voltar